Como escolher produtos frescos

01 ago
0 comment

Vai ao mercado? Veja como escolher alimentos frescos.

Garanta a segurança alimentar e sabor dos alimentos com escolas certas!

 

Você sabe escolher frutas e legumes corretamente ou fica desesperado na feira ou no supermercado sem saber qual levar para casa? A partir da observação de detalhes simples, você consegue escolher alimentos frescos, frutas mais gostosas e legumes mais sadios!

 

  1. Pescado

O peixe não pode estar soltando muitas escamas – sinal de que já está velho. Deverá estar acondicionado em gelo ou em ambiente refrigerado, com as guelras avermelhadas, brilhantes e toda estruturada.

 

  1. Carne Vermelha

Deve ter cor vermelha viva, sem resíduos, textura coesa, sem áreas enegrecidas ou esbranquiçadas. Caso você encontre uma larva, mesmo que só em uma parte, descarte toda a carne.

 

  1. Abacaxi

Puxe uma das folhas do meio da coroa: se ela sair com facilidade ao ser puxada é porque a fruta já está madura. Além disso, quanto mais lisa sua casca tiver (com os “gominhos” da casca pouco protuberantes), maior é a chance de ele estar bem doce!

 

  1. Melancia e melão

Primeiramente, identifique o lado pelo qual sai o cabinho da fruta. Depois aperte de leve a extremidade oposta a ele, se estiver macio, a fruta está madura. Se estiver mole demais, a fruta pode estar passada.

 

  1. Limão e laranja

A dica para essas frutas é comprar sempre as de casca mais lisa e brilhante. Este é o principal indicativo de fruta madura, fresca e cheia de suco.

 

  1. Morango e tomate:

Ao contrário do que ocorre com outros vegetais, esses dois frutos não amadurecem depois de colhidos Por isso, não escolha os que estiverem verdes. Além disso, os que estiverem moles já devem ter passado do ponto, comprometendo seu sabor.

 

  1. Banana

Ao contrário dos morangos, as bananas podem ser compradas verdes que, se deixadas fora da geladeira, amadurecerão em poucos dias. Opte sempre pelos cachos com as frutas menores e mais gordinhas, elas terão menos agrotóxicos e mais nutrientes.

 

  1. Uva

As uvas também não amadurecem depois de colhidas, então opte pelas mais roxinhas ou verdes, dependendo do tipo de uva que escolher comprar. Se as uvas no cacho estiverem esbranquiçadas, deixe-as, elas foram colhidas antes do tempo.

 

  1. Batata

Fique alerta quando a casca da batata estiver esverdeada, isso é sinal da presença de substâncias tóxicas. Evite também as que estiverem com brotos, essa característica indica que o amido contido no vegetal já virou açúcar, e isso só acontece em batatas já passadas.

 

  1. Cebola

Assim como as batatas, as cebolas que apresentarem brotos não devem ser compradas. Aquelas com cheiro forte também devem ser descartadas, já que este é um sinal forte de apodrecimento.

 

  1. Couve e brócolis

Compre apenas as folhas de coloração verde-escura, sem manchas e firmes. Essas manchas indicam oxidação. Além disso, no caso da couve, não compre as folhas já cortadas, pois, uma vez picada, a couve passa perder nutrientes.

 

  1. Cenoura e quiabo

Verifique se a pontinha dos dois vegetais quebra facilmente. Caso estejam murchas e moles, eles estão velhos. Escolha sempre as menores cenouras e quiabos; quando muito grandes, a possibilidade de estarem duros é maior.

 

Fontes

 

IVE RYLO (Brasil). G1. No AM, especialista dá dicas para escolher alimentos em feiras livres: Veja dicas de segurança alimentar; pescado exige atenção de consumidores. É preciso saber escolher ingredientes certos antes de comandar o fogão. 2016. Disponível em: http://g1.globo.com/am/amazonas/gastronomia-amazonica/noticia/2016/09/no-am-especialista-da-dicas-para-escolher-alimentos-em-feiras-livres.html. Acesso em: 09 maio 2017.

 

SHEILA JUNQUEIRA (Brasil). Guia da Cozinha. Aprenda como escolher frutas e legumes. Aprenda truques infalíveis para escolher frutas e legumes corretamente no supermercado ou na feira e levar para casa produtos mais gostosos. 2016. Disponível em: https://guiadacozinha.com.br/culinaria/aprenda-como-escolher-frutas-e-verduras/. Acesso em: 09 maio 2017.

 

Deixe sua opinião